Candidaturas até 20 junho de 2024.
Seleção de 4 peças curtas de criadores emergentes.
Integração na programação do LEME 2024 e na RTP Palco.
O LEME explora novas linguagens no âmbito do circo contemporâneo e da apresentação artística em espaços não convencionais, numa busca por abordagens criativas inovadoras, em contraste com a experimentação. Esta transformação ativa da perceção tradicional dos espaços culturais contemporâneos visa abrir portas a novas perspetivas artísticas, com ênfase na multidisciplinaridade e na diversidade. O seu objetivo é contribuir para o contínuo desenvolvimento do circo contemporâneo em Portugal, estabelecendo um novo ponto de contacto entre os criadores portugueses e a crítica internacional, respondendo às necessidades de um setor em constante evolução. Ao representar um espaço de oportunidade para a emergência da criação artística contemporânea portuguesa neste domínio, o LEME fomenta o diálogo com as tendências internacionais e facilita a criação de referências no território nacional, impulsionando o surgimento de novos públicos.
Apostando num contexto vasto de programação, a edição 2024 do LEME incluirá espetáculos internacionais em estreia nacional, apresentação de obras no âmbito do apoio à criação artística, uma edição presencial do Showcase Outdoor Arts Portugal, apresentação de criações no âmbito dos projetos de cooperação europeia BETA CIRCUS e Hand to Hand, programa especial dirigido a profissionais do setor (LEME PRO) e ações de promoção do pensamento através do CIRCUS FORUM, além de mediação e ações com a comunidade local.
O LEME promove, ainda, uma secção especialmente dirigida aos estudantes/criadores provenientes das escolas de circo portuguesas. A secção NAVEGAR procura ceder espaço e oferecer protagonismo aos futuros profissionais, através da programação de peças curtas criadas e interpretadas por estudantes/criadores emergentes no domínio do circo em Portugal. O LEME 2024 integrará na programação 4 projetos selecionados a partir das propostas submetidas a esta convocatória, com apresentações em espaços não convencionais no concelho de Ílhavo e registo vídeo integral para posterior difusão através da plataforma RTP Palco.