Redes e cooperação europeia

O LEME assenta numa rede de parcerias e colaborações à escala internacional, geradoras de oportunidades de maximização da oferta do festival através do desenvolvimento de projetos de cooperação transnacional.

Através da forte rede internacional dos promotores do festival, este tem representação ativa na Circostrada Network, no IETM e na IN-SITU, integrando ainda os projetos de cooperação europeia BETA CIRCUS e Hand to hand, num claro objetivo de prosseguir a inovação estética e dramatúrgica, em alinhamento com relevantes parceiros europeus.

Redes europeias

Circostrada Network

Circostrada é a rede uuropeia para o circo contemporâneo e as artes de rua. Criada em 2003 com a missão transversal de promover o desenvolvimento, capacitação e reconhecimento destes domínios artísticos a nível europeu e internacional, ao longo dos anos a rede tornou-se um ponto de ancoragem importante para seus membros e um interlocutor chave no diálogo com os responsáveis pelas políticas culturais em toda a Europa.

IETM

O IETM – Rede Internacional para as Artes Performativas Contemporâneas é uma das redes culturais internacionais mais antigas e relevantes, representando a voz de mais de 500 organizações de artes performativas e profissionais individuais que trabalham nas artes performativas contemporâneas em todo o mundo.

Plataformas europeias

IN SITU

A IN SITU é a plataforma europeia para a criação artística em espaço público. É liderada pelo Lieux publics, centro europeu para a criação artística em espaço público, localizado em Marselha (FR). Em 20 anos, a IN SITU apoiou 300 artistas que trabalham fora de espaços convencionais, reuniu 31 parceiros de 21 países e 18 idiomas, conduziu 7 projetos cofinanciados pela Comissão Europeia e despertou um interesse crescente com uma audiência anual de 1 milhão de espectadores.

EFFE 2024/2025

Selo de festival artístico notável desde 2019